Venda de cimento registra recuo de 0,3% em novembro, mas avança 4% no ano | Empresas

Jornal Net Redação
por Jornal Net Redação
1 Leitura mínima

A venda de cimento recuou 0,3% no Brasil em novembro, na comparação com o mesmo mês de 2023, para 5,4 milhões de toneladas, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic). De janeiro a novembro, foram comercializadas 60 milhões de toneladas do material, alta de 4%, mesma variação quando se compara à venda nos últimos 12 meses, que atingiu 64,5 milhões de toneladas.

Em novembro, a venda de cimento por dia útil foi de 255 mil toneladas, alta de 5,5% sobre outubro e de 4,6% ante novembro do ano passado. Para a entidade, o resultado é atribuído à “melhora contínua do mercado de trabalho e renda da população” e ao aquecimento do mercado imobiliário, puxado pelo desempenho do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

Por outro lado, o aumento da taxa Selic tem deixado o financiamento imobiliário mais caro, e o saldo da poupança, fonte importante de recursos para o setor, preocupa.

O Snic acrescenta, ainda, que o dólar alto pode pressionar os custos da produção de cimento, principalmente por causa do coque de petróleo, “matéria-prima essencial na geração de energia no processo produtivo”.

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.