A SpaceX lançou na madrugada desta terça-feira (10) um foguete com o bilionário Jared Isaacman como parte de uma missão destinada a realizar a primeira caminhada espacial comercial do mundo e ir mais longe do que qualquer outra desde o programa Apollo da Nasa.
A missão, chamada Polaris Dawn, prevê um passeio espacial nos cinturões de radiação no terceiro dia de voo. O plano é que Isaacman e Gillis saiam de uma escotilha aberta na espaçonave e realizem cada um uma caminhada espacial de cerca de 15 a 20 minutos, enquanto estão amarrados no veículo.
Se tudo correr como planejado, será a primeira vez que um passeio espacial não será realizado por “astronautas profissionais”. Considerados uma das partes mais arriscadas das missões no espaço, os passeios espaciais têm sido o domínio exclusivo de astronautas profissionais desde que a antiga União Soviética iniciou a prática em 1965.
Além disso, a missão pode atingir o feito de alcançar 1.400 km de altitude, o que será o ponto mais distante da Terra alcançado por humanos desde o programa Apollo, encerrado em 1972. A Estação Espacial Internacional (ISS), por exemplo, fica a 420 km da Terra.
A Polaris Dawn deve durar aproximadamente cinco dias antes que a tripulação retorne à Terra, pousando no litoral da Flórida.