Quem é Yamandú Orsi, novo presidente eleito do Uruguai | Mundo

Jornal Net Redação
por Jornal Net Redação
5 Leitura mínima

“A todos que realizaram esta campanha em que alcançamos a vitória da bandeira da Frente Ampla: um país da liberdade, da igualdade e também da fraternidade que triunfa mais uma vez”, disse Orsi após a divulgação dos resultados.

O atual presidente, Luis Lacalle Pou, publicou em sua conta do X (antigo Twitter) que ligou para Orsi para parabenizá-lo e acertar uma transição tranquila.

Nascido em 13 de junho de 1967 na zona rural de Canelones, Yamandú Orsi cresceu em uma família humilde, segundo sua biografia na página do partido. Filho de um trabalhador rural e de uma costureira, que mais tarde se tornaram comerciantes, ele passou a infância ajudando no armazém da família.

Se formou em História no Instituto de Professores Artigas em 1991, lecionando em colégios de várias cidades do interior por mais de cinco anos.

Orsi iniciou sua trajetória política ainda na juventude, militando nas bases do Frente Ampla em Canelones. Ao longo dos anos, integrou diferentes correntes dentro do partido, como a Vertente Artiguista e o Movimento de Participação Popular.

Em 2005, assumiu por 10 anos o cargo de secretário-geral da prefeitura de Canelones durante o mandato de Marcos Carámbula. Em 2015, foi eleito prefeito do distrito e reeleito em 2020. Neste ano, deixou a prefeitura para disputar a Presidência.

Yamandú é tido como pupilo de José “Pepe” Mujica, que foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015 e senador entre 2015 e 2018. Mujica apoiou Orsi durante toda sua campanha, sendo ambos do mesmo partido.

Volta da esquerda ao poder

Orsi é filiado ao partido Frente Ampla (Frente Amplio, em espanhol), representante da esquerda no país. Na página oficial do partido, ele se denomina como “democrático, popular, antioligárquico, antiimperialista, antirracista e antipatriarcal […] movimento com base no respeito recíproco pela diversidade ideológica, pelo funcionamento democrático e pela unidade de ação”.

O presidente eleito prometeu uma abordagem política de “esquerda moderna”, afirmando que não planeja uma mudança brusca de política na nação tradicionalmente moderada e relativamente rica.

A FA ganhou 16 das 30 cadeiras do Senado. No segundo turno, Orsi usou essa vantagem em sua campanha, argumentando que essa conjuntura o colocava em uma posição melhor para liderar o país.

O projeto do partido contém 45 orientações para os próximos cinco anos do governo, abrangendo aspectos econômicos, sociais, ambientais, culturais e políticos. Veja o documento.

Relacionamento com o Brasil

O Brasil já possuía uma relação amistosa com o governo do Uruguai, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantendo boas conexões com Lacalle Pou. Recentemente, o uruguaio disse que, em três horas de encontro com Lula, destravou mais a agenda bilateral do que o fez em três anos com o ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), enquanto estava no poder.

Lula também mantém uma boa relação com Mujica, ex-presidente uruguaio e “mentor” de Orsi. Lula já se encontrou várias vezes com o político, mesmo com ele fora do cargo. É comum ver publicações de apoio e “amizade” de ambos em suas redes sociais.

De acordo com o governo federal, já na manhã desta segunda-feira (25), o presidente Lula ligou para o presidente eleito Yamandú Orsi para parabenizá-lo vitória no país vizinho. O presidente também mandou, por Orsi, um abraço ao ex-presidente Mujica.

Além disso, Lula também deus seus parabéns à Orsi em suas redes sociais, afirmando que “essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe”.

Lula comunicou que irá visitar o Uruguai no dia 6 de dezembro, para a cúpula do Mercosul, quando pretende se encontrar com o presidente eleito e o ex-presidente.

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.