Quando é recomendado tomar suplementos de vitaminas?
Embora os riscos sejam baixos, eles existem e, por isso, suplementar vitaminas só é indicado para quem tem deficiência desses nutrientes. Veja quais grupos de pessoas podem ter essa necessidade.
Gestantes e atletas
Ambos os grupos têm suas necessidades de ingestão de vitaminas aumentadas, de forma que uma alimentação saudável pode não dar conta de suprir o necessário.
Restrições alimentares
Alergias e intolerâncias alimentares, além de escolhas como o vegetarianismo e o veganismo, podem fazer com que uma pessoa precise suplementar algumas vitaminas.
Deficiências nutricionais
Outros grupos que podem precisar de suplementos de vitaminas são os idosos, pessoas que têm problemas de absorção de nutrientes no trato digestório e indivíduos que passaram por alguns procedimentos cirúrgicos.
Transição
Os suplementos vitamínicos também são utilizados por pessoas com alimentação pobre nesses nutrientes. Contudo, esse tipo de uso deve ser temporário, sendo abandonado após o indivíduo passar por uma reeducação alimentar.
Acompanhamento
Para Vanderli Marchiori, da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, o uso deve ser criterioso. “As pessoas só devem usar suplementos com a indicação de um nutricionista, um farmacêutico ou um médico”, ressalta.
Há riscos?
Pessoas com problemas renais devem sempre seguir orientações médicas para evitar agravar sua condição. Além disso, suplementar vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K, sem necessidade também acarreta riscos, ainda que baixos.
Xixi caro
Entre pessoas saudáveis que ingerem suplementos de vitaminas solúveis em água, o prejuízo será apenas financeiro. “O maior risco é o xixi caro”, finaliza Fábio Moura, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
E quando é recomendado tomar suplementos esportivos?
Leia na coluna de Desire Coelho
Veja mais Web Stories