A pouco mais de uma semana até o dia da eleição nos Estados Unidos, 43,8 milhões já votaram antecipadamente, incluindo 11,3 milhões de votos nos sete Estados-chave que devem decidir a disputa entre o republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris pela Casa Branca, informou nesta segunda-feira (28) o Laboratório de Eleições da Universidade da Flórida.
Nos Estados que reportam a identificação partidária dos eleitores, 39,8% dos votos antecipados foram dados por democratas, enquanto os republicanos representam 36,0% dos votos até agora — uma margem mais apertada do que o usual, que diminuiu em relação à contagem da semana passada.
A maioria dos Estados abriu alguma forma de votação antecipada, por correio ou presencial. Ambas as campanhas utilizaram comícios e eventos de “mobilização para votar” para incentivar suas bases a votarem antecipadamente, na esperança de que mais votos antecipados possam se traduzir em mais recursos disponíveis para vencer os Estados-chave em disputa.
O Estado na liderança quanto ao número de votos antecipados é o Texas, com cerca de 5,4 milhões. Flórida, com 4,6 milhões, é o segundo, Califórnia, com 4,2 milhões, o terceiro, e Geórgiam com 2,8 milhões, o quarto.
Na última eleição presidencial nos EUA, em 2020, dos 158 milhões de pessoas que votaram, 101 milhões votaram antecipadamente. O voto nos Estados Unidos não é obrigatório.