O Auxílio-gás, programa nacional destinado a auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade, está com inscrições abertas para o mês de abril. Com o objetivo de contribuir com a compra de um botijão de gás de 13 kg, o benefício é uma ajuda significativa para muitas famílias brasileiras. Se você ainda não se inscreveu, é importante agir rapidamente, pois o próximo pagamento só ocorrerá em junho.
O que é o Auxílio-gás e quem tem direito?
Criado em 2021, o Auxílio-gás surgiu como resposta ao aumento do preço do botijão de gás de uso domiciliar, que chegou a ultrapassar R$ 120 em algumas regiões do país. Inicialmente, o benefício correspondia a 50% da média de preço nacional do produto. No entanto, com as mudanças implementadas no fim de 2022 e a prorrogação do programa pelo atual governo, o auxílio passou a cobrir 100% dessa média.
Para se qualificar ao Auxílio-gás, é necessário atender aos seguintes critérios:
- Estar inscrito no Cadastro Único;
- Ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
- Prioridade para beneficiários do Bolsa Família ou do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Como se inscrever no Auxílio-gás?
Embora não exista um portal específico para inscrição no Auxílio-gás, as famílias que atendem aos critérios de elegibilidade podem ser contempladas a qualquer momento. Para aumentar suas chances de receber o benefício, é possível se inscrever no Cadastro Único. Veja como:
Início da inscrição online: Acesse o App Meu CadÚnico e inicie sua inscrição no Cadastro Único.
Visita ao CRAS: Compareça pessoalmente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência.
- Documentação necessária: Leve os documentos de identificação de todos os membros da família.
- Pesquisa socioeconômica: Responda às perguntas da pesquisa socioeconômica realizada pelo CRAS.
- Aguarde a aprovação: Após concluir a inscrição, aguarde a análise e aprovação do seu cadastro.
Bolsa Família e auxílio-gás: entenda a relação
É importante esclarecer que o Auxílio-gás e o Bolsa Família são programas distintos e não estão diretamente relacionados. Receber o Bolsa Família não garante automaticamente o direito ao Auxílio-gás. Atualmente, apenas 5 milhões de famílias são beneficiadas com o auxílio para compra do botijão de gás.