Futuro líder do PT na Câmara cobra mais vigilância, para que governo não repita erros como no caso Pix | Política

Jornal Net Redação
por Jornal Net Redação
2 Leitura mínima

Favorito para se tornar líder do PT na Câmara dos Deputados, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) puxou a orelha do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao dizer que a gestão petista precisa ficar “mais vigilante” e não pode mais repetir os erros cometidos no episódio das mudanças no monitoramento do Pix. Na avaliação dele, quando o tema é sensível, é necessário submeter cada anúncio do Executivo a um “filtro político da comunicação”.

Lindbergh Farias falou sobre o assunto ao chegar, ao Palácio do Planalto, para a cerimônia de sanção do projeto que regulamenta a reforma tributária no país. Na ocasião, ele estava acompanhado da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Para Lindbergh, a onda de fake news sobre o Pix foi uma ação orquestrada pelo bolsonarismo. Parlamentares da oposição aproveitaram uma normativa da Receita Federal para dizer que o governo passaria a cobrar transações por Pix, o que era mentira.

Os vídeos e publicações em redes sociais, no entanto, tiveram forte impacto negativo, e o governo optou por revogar a instrução normativa da Receita Federal que ampliava a fiscalização sobre transferências mensais superiores a R$ 5 mil realizadas por pessoas físicas.

“Foi uma ação coordenada, vocês viram pelo marqueteiro do Bolsonaro, desde o começo, aquilo não tinha nada de neutralidade, foi feito pra causar uma grande confusão”, defendeu o parlamentar. Lindbergh não foi o único parlamentar do PT a criticar a postura do governo Lula nesse episódio.

Mais cedo, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) também usou seu perfil na rede social “X” para desabafar sobre o episódio. “Não me venham com ‘Bom dia’, situação é péssima. Acordei tão nervoso, que meu café foi diferente, joguei o pó na boca e toquei água quente pra dentro, paciência zero, em especial com nosso governo”, escreveu.

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.