Aprenda a fazer uma granola nutritiva e saudável
Há sete grupos de ingredientes para incluir na receita e beneficiar o organismo
Composição
A granola clássica é composta por cereais (como aveia, trigo e milho), oleaginosas (castanhas e nozes), sementes e frutas desidratadas.
Mistura nutritiva
Todos esses ingredientes oferecem substâncias poderosas. A primeira a ser lembrada é a fibra, que beneficia a microbiota e ajuda no controle dos níveis de colesterol e glicemia. Vitaminas do complexo B, carboidratos, gorduras boas e uma série de minerais compõem o combo.
Como fazer a sua
Aos que têm certo traquejo na cozinha, uma opção é preparar a própria granola em vez de comprar opções prontas no mercado. Veja, a seguir, o que não pode faltar.
1 – Agentes para adoçar
Mel, melado, rapadura, purê de maçã, açúcar mascavo, além das frutas desidratadas são exemplos de itens que acrescentam doçura. Mas não exagere. Para perfumar a receita, vale salpicar canela e outras especiarias.
2 – Temperos
Na versão salgada, ervas finas, cebola, tomate e hortaliças desidratadas, além de cúrcuma e páprica, vão bem.
3 – Óleos
Canola, soja, girassol são ingredientes que contribuem para a crocância. O azeite de oliva costuma ser o mais requisitado nas granolas salgadas.
4 – Cereais e pseudocereais
Aveia laminada, flocos de milho e de arroz, além do trigo em forma de farelo ou gérmen costumam formar a base do preparado. Os chamados pseudocereais, caso da quinoa e do amaranto, enriquecem ainda mais a preparação.
5 – Oleaginosas
Aposte nas castanhas brasileiras, a de caju e a do Pará, no nosso amendoim, mas inclua também as opções estrangeiras, como amêndoas, nozes, avelãs e afins.
6 – Sementes
Chia, linhaça e gergelim combinam com todas as versões, já as sementes de girassol e de abóbora fazem bonito nas granolas salgadas.
7 – Frutas secas
A uva passa é sempre destaque, mas coco, damasco, banana e tâmara acrescentam seu dulçor e, claro, muitos nutrientes à granola.
Conheça mais sobre os impactos da granola na saúde
Leia a reportagem completa