6 motivos para tomar leite
Alimento não deve ser banido do cardápio
Leia a reportagem completa
Hábito milenar
Relatos históricos dão conta de que o ser humano começou a beber leite em 5000 a.C., período em que se originou a prática da ordenha.
Terrorismo nutricional
Ultimamente, porém, essa convivência milenar tem sido abalada por um movimento conhecido como terrorismo nutricional, que coloca diversos alimentos como vilões. A seguir, veja razões para manter o leite na rotina.
1- Composição única
O leite e seus derivados concentram nutrientes essenciais à saúde, tanto que as diretrizes alimentares recomendam três porções diárias.
2- Afasta a osteoporose
Um dos maiores destaques da bebida é o cálcio, mineral reconhecido pelo seu papel no esqueleto. Trata-se do principal nutriente da mineralização dos ossos, contribuindo para fortalecê-los.
Saiba mais
3- Aliado de quem se exercita
O cálcio ainda está envolvido nas contrações musculares, daí ser indispensável, especialmente aos praticantes de atividade física. E há evidências de que favorece o controle da pressão arterial.
4- Esbanja proteínas
Laticínios também ofertam proteína, sobretudo a caseína. Proteínas, em geral, são fundamentais para a formação de tecidos, manutenção dos músculos e colaboram para a sensação de saciedade.
5- É vitaminado
Vale mencionar que lácteos são fontes de vitaminas: oferecem vitamina A, algumas integrantes do complexo B, além de pequenas quantidades da vitamina D, numa mistura que, entre outros atributos, beneficia a saúde óssea e a imunidade.
6- Há versões sem gordura
O leite é fonte de gorduras saturadas que, em excesso, podem contribuir para o aumento do colesterol. Para driblar eventuais riscos, basta optar pelo leite na versão desnatada – ou seja, sem gordura.
Confira os nutrientes que podem fortalecer os ossos
Saiba aqui