Dificuldade para dormir? Seu travesseiro pode ser o problema

Jornal Net Redação
por Jornal Net Redação
8 Leitura mínima

A maioria das pessoas entende que o tipo do colchão pode afetar o sono. A qualidade do travesseiro nem sempre recebe a mesma atenção, mas deveria. Pesquisas mostram que o travesseiro certo pode determinar se você terá uma boa noite de sono ou uma noite desconfortável.

Isso não é surpreendente, afirma o especialista em sono Michael Breus, fundador do site SleepDoctor.com e autor do livro “Sleep Drink Breathe: Simple Daily Habits for Profound Long-Term Health” (“Dormir, Beber, Respirar: Hábitos diários simples para uma saúde profunda e duradoura”, em tradução livre).

“O travesseiro é como uma cama para sua cabeça”, diz ele. Mas “as pessoas não pensam no acessório tanto quanto pensam no processo”, acrescenta. “Dormir é uma atividade performática, e o equipamento importa para o desempenho. Travesseiros são uma compra importante.”

As características do travesseiro influenciam na qualidade do sono Foto: Africa Studio/Adobe Stock

No entanto, travesseiros não são itens de tamanho único, o que torna desafiador encontrar o equilíbrio ideal para o seu conforto. Especialistas afirmam que é essencial escolher um que mantenha sua cabeça, seu pescoço e sua coluna alinhados de forma saudável. Além disso, é uma questão de preferência pessoal, que pode depender de muitos fatores, incluindo sua posição de dormir e as características do travesseiro, como altura (ou espessura) e firmeza.

No quesito conforto, a tecnologia dos travesseiros evoluiu consideravelmente nos últimos anos. Já se foram os dias em que as opções de enchimento se limitavam a penas, algodão ou plumas. Hoje, você pode comprar travesseiros com enchimento alternativo às plumas (como poliéster ou fibras de origem vegetal), espuma viscoelástica, látex ou cascas de trigo-sarraceno. “Pode ser necessário experimentar várias opções até encontrar o ajuste perfeito”, afirma Sean Wilging, fisioterapeuta do Wexner Medical Center da Ohio State University, em Columbus.

Além dos tamanhos tradicionais de travesseiros (padrão, queen, king ou no estilo quadrado europeu), existem travesseiros especiais – como cervicais, corporais, para os joelhos e travesseiros para gravidez – projetados para atender a problemas de saúde específicos.

Aqui está um guia passo a passo para ajudá-lo a encontrar o travesseiro ideal – e como cuidar dele depois que o encontrar.

Identifique sua preferência por maciez

Em outras palavras, determine se você prefere travesseiros macios ou firmes, diz Breus. Saber disso pode ajudá-lo a começar a filtrar o tipo de enchimento a procurar.

Travesseiros de plumas, penas e algodão tendem a ser mais macios, enquanto travesseiros de espuma viscoelástica e látex são mais firmes. Travesseiros de cascas de trigo-sarraceno geralmente têm uma textura granulada.

Considere sua posição inicial para dormir

“Não importa se você muda de posição durante a noite”, diz Breus – a posição inicial deve orientar sua escolha de travesseiro. Se você começa dormindo de lado, um travesseiro mais espesso, firme e alto que mantenha seu nariz alinhado com o esterno (ou osso do peito) é o ideal, explica Breus.

Se você costuma dormir de costas, um travesseiro mais fino, com altura baixa a média, pode ajudar sua coluna a permanecer em uma posição saudável. E se você dorme de bruços – posição não recomendada, pois pode forçar sua coluna e pescoço –, opte por um travesseiro baixo para evitar que seu pescoço fique estendido enquanto está girado, orienta Wilging.

Leve em conta questões de saúde

Alguns travesseiros são projetados para atender a necessidades específicas de saúde. Se você tem dor crônica no pescoço, por exemplo, escolha um travesseiro cervical que tenha um rebaixo no meio para apoiá-lo e elevá-lo enquanto acomoda a cabeça, orienta Breus. “Você não consegue atingir o sono profundo quando seu pescoço está com dor”, ele acrescenta.

Travesseiros compactos, projetados para serem colocados entre os joelhos, podem reduzir a pressão nos quadris e nas pernas enquanto você dorme. Esses também podem ser úteis para pessoas “com dor lombar que podem se beneficiar de um travesseiro colocado entre os joelhos para minimizar a curvatura da parte inferior das costas”, afirma Sudha Tallavajhula, médica especializada em medicina do sono na UTHealth Houston.

Travesseiros em cunha (como aqueles triangulares) colocados sob a cabeça podem ajudar com ronco e congestão. Pessoas com alergias ou asma podem optar por travesseiros hipoalergênicos, que resistem ao crescimento de bactérias, mofo e outros gatilhos de alergia.

Grávidas podem se beneficiar do uso de um travesseiro de gravidez, que geralmente tem um formato alongado em C ou U e contorna todo o corpo, diz Breus. “Colocar a parte inferior do travesseiro entre as pernas pode ajudar a reduzir a pressão nos joelhos e na coluna.”

E grávida ou não, se você tende a sentir calor enquanto dorme, “pode achar que travesseiros com enchimento de plumas ou sintético têm uma sensação mais fresca, enquanto materiais de espuma tendem a ser mais quentes”, explica Wilging.

Cuide direito do travesseiro

Cuidar bem do travesseiro pode maximizar sua durabilidade. “Certifique-se de trocar ou lavar os travesseiros periodicamente”, diz Wilging, “porque eles podem acumular poeira e outros alérgenos que podem afetar suas vias nasais enquanto você dorme.”

Se você não usar capas à prova de ácaros, o Instituto Americano de Limpeza recomenda lavar os travesseiros pelo menos quatro vezes por ano. Consulte as instruções de cuidados do fabricante para saber como limpar seu travesseiro, pois as recomendações variam dependendo dos materiais e da construção.

Saiba quando substituir seu travesseiro

“É hora de substituir o travesseiro quando ele não oferece mais suporte adequado para sua cabeça e seu pescoço em uma posição alinhada”, descreve Wilging. “Se você perceber que sua cabeça e seu pescoço estão inclinando muito para frente, para trás ou para o lado, é hora de comprar um novo travesseiro.”

O mesmo se aplica se o travesseiro desenvolver aglomerados irregulares, marcas profundas ou odores desagradáveis – ou se você mudou sua posição para dormir.

O momento de substituição pode chegar antes do que você imagina. “Os travesseiros devem ser substituídos com muito mais frequência do que são – entre 18 e 24 meses para travesseiros de plumas ou enchimento natural”, afirma Breus. “A integridade estrutural degrada rapidamente.” Por outro lado, travesseiros de espuma viscoelástica podem durar até três anos.

Pense assim: “Você dorme todas as noites por horas e horas. O travesseiro é uma compra importante”, diz Breus. “É uma coisa pequena que pode fazer uma grande diferença” – tanto na qualidade do seu sono quanto na forma como você se sente no dia seguinte.

Este artigo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.